SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Memória, História e Ressentimentos na Instrução Pública Primária na Província do Paraná (Brasil, 1853-1889)Reflexões sobre a política nacional de formação de professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROVERI, Fernanda Theodoro  e  DUARTE, Caroline. Reflexões sobre a implementação do PNAIC na Educação Infantil: tensões e riscos à docência e à infância. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.807-822. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432438.

Os atuais programas de alfabetização de crianças no Brasil emergiram em um contexto de tensões e de controle dos índices de analfabetismo no país, fazendo com que tanto o Ensino Fundamental quanto a Educação Infantil assumissem a tarefa de alfabetizar as crianças. Nesse sentido, torna-se urgente a reflexão acerca das concepções de ensino, de avaliação, de infância e de formação docente disseminadas nesses programas. O objetivo desse artigo é discutir a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Educação Infantil (Portaria nº 826, de 7 de julho de 2017), tendo como objetos de análise os materiais de formação, os discursos dirigidos aos professores e os dilemas que envolveram sua execução. Busca-se, deste modo, contribuir com as discussões acerca das especificidades da Educação Infantil e da docência nesta primeira etapa da Educação Básica, propondo, assim, que a diversidade de práticas cotidianas com as crianças pequenas e seus protagonismos sejam valorizados.

Palavras-chave : Alfabetização; Educação Infantil; Formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )