SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Reflexões sobre a implementação do PNAIC na Educação Infantil: tensões e riscos à docência e à infânciaDesempenho em estimativa em estudantes surdos: uma comparação entre estudantes do Brasil da Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Reflexões sobre a política nacional de formação de professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.823-842. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432607.

Este artigo tem como objetivo problematizar o desenvolvimento da EaD pública por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), discutir como a formação de professores se torna a opção mais ofertada na EaD brasileira, tanto privada quanto pública. Procura analisar, de forma crítica, os caminhos trilhados pela EaD pública, apontando seus desafios, limites e possibilidades. Indica ainda trilhas possíveis para que a EaD pública deixe de ser reconhecida como parte de programas de governo e possa ser construída como política de Estado, em uma perspectiva de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, próprias de uma formação universitária. Procuramos ainda discutir análises acerca da situação em que se encontra o campo profissional da docência, bem como problematizamos a pouca necessidade de se formar mais profissionais por meio de programas específicos, sem que hajam políticas de fortalecimento profissional da categoria. Por fim, problematizamos como a manutenção da UAB é responsável por fragilizar e dificultar o desenvolvimento e consolidação da EaD como modalidade regular do ponto de vista acadêmico e financeiro nas instituições públicas federais de ensino superior.

Palavras-chave : Formação de professores; Sistema Universidade Aberta do Brasil; Educação a distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )