SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Reflections on the national policy of distance teacher training and the weakening of the public EAD by the Open University of Brazil (OUB) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RIOS, Nohemy Marcela Bedoya; GUIMARAES, Luciano Santos Pinto  and  DORNELES, Beatriz Vargas. Desempenho em estimativa em estudantes surdos: uma comparação entre estudantes do Brasil da Colômbia. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.843-866. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431985.

Uma das habilidades numéricas básicas que está fortemente associada com o desempenho matemático é a estimativa numérica. É um conceito pouco estudado na população surda e este é o primeiro estudo, até onde sabemos, que analisou o desempenho de crianças surdas em tarefas de estimativa numérica e procurou definir qual o modelo de representação, entre os propostos na literatura, que melhor explica tal desempenho. Participaram 52 estudantes surdos de Cali-Colômbia e Porto Alegre-Brasil, de 1º a 4º anos do ensino fundamental, os quais realizaram uma tarefa de estimativa de número para posição na reta numérica. Os resultados mostraram diferenças entre os dois países, com desempenho mais estável entre os estudantes colombianos, os quais foram mais precisos em suas estimativas do que os brasileiros, principalmente no 1º ano. Ainda, os estudantes colombianos apresentaram uma tendência mais forte a usar representações de tipo linear nas tarefas apresentadas. Nos estudantes brasileiros se identificou um maior aumento nas precisões conforme avanço nos graus escolares e uma maior variedade de representações de acordo com o contexto numérico. Sugere-se que características da língua de sinais de cada país, assim como aspectos pedagógicos, podem ser responsáveis por tais diferenças. Sem dúvida, são necessários mais estudos para confirmar tais conclusões.

Keywords : Estimativa numérica; Crianças surdas; Desempenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )