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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MALDONADO, Cristian Oyarzún; GONZALEZ, Rodolfo Soto  y  DIAZ, Karina Moreno. Tensões do trabalho docente em contexto gerencial: uma revisão da literatura sobre o caso chileno. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34888.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434888.

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura sobre políticas gerenciais aplicadas à gestão escolar e à trabalho docente no Chile. Por meio de orientações de um tipo de revisão denominada Revisão Realista, foram analisadas 67 publicações do período de 2003 a 2018. Os resultados mostram que esse contexto institucional restringe as possibilidades de agenciamento de atores educacionais por meio de prescrições organizadas em diversos mecanismos de padronização e accountability. Tensões no trabalho docente que surgem de desequilíbrios entre as prescrições do quadro institucional e elementos contextuais como concepções locais de ensino e outras vinculadas à precariedade das condições de trabalho também são reconhecidas. Essas descobertas são discutidas em termos de melhorias nas instituições atuais e desafios para a pesquisa.

Palabras clave : Trabalho docente; Gerencialismo; Revisão realista da literatura.

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