SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Tensões do trabalho docente em contexto gerencial: uma revisão da literatura sobre o caso chilenoUm drama no currículo - oficinas de transcriação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

OLIVEIRA, Caio Rudá de. Do Studium Generale à educação superior globalizada: uma reflexão acerca da missão universitária. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32784.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432784.

O que hoje conhecemos como Ensino Superior é o resultado de um processo histórico de institucionalização do conhecimento, que teve início por volta dos séculos XI a XIII, quando começam a surgir as primeiras corporações de professores e estudantes na Europa. Esses grupos, dos quais tradicionalmente são citados como pioneiros os de Bolonha e Paris, evoluíram ao longo dos últimos séculos da Idade Média até adquirirem a forma universitária com que persistem, salvaguardadas algumas reformulações, até os dias de hoje. O presente artigo busca apresentar as transformações por que passou a universidade até os dias atuais, com foco na evolução de sua missão. Realizou-se um resgate histórico acerca da constituição da universidade na era medieval, seu desenvolvimento e reviravoltas durante as Idades Moderna e Contemporânea, apoiando-se na visão de importantes pensadores da temática universitária. Busca expor, portanto, a superação do exclusivo ideal medieval de ensino, com o aporte da pesquisa, da extensão, oferta de serviços e abertura à comunidade, num movimento de convergências e contradições que conformam o espaço da educação superior numa era globalizada, evidenciando os principais pontos de discussão acerca desse processo.

Palavras-chave : Universidade; Missão; Globalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )