SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44From the Studium Generale to globalized higher education systems: a review of the mission of universityThe concept of innovation in education: a necessary review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

NODARI, Karen Elisabete Rosa  and  CORAZZA, Sandra Mara. Um drama no currículo - oficinas de transcriação. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31380.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431380.

Este artigo aborda o currículo do projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, desenvolvido pelas oficinas de transcriação entre 2011 a 2014 ocorridas em seus 4 núcleos universitários: UFRGS (coordenação), UFPel, UFMT e UNIOESTE, ao modo empírico-transcendental de Deleuze. Isto significa remontar às condições daquela experiência, ao seu espaço sub-representativo, ou seja, articular os seus Espaços, Imagens e Signos, a unidade (EIS) com o Autor, Infantil, Currículo e Educador, a unidade (AICE), a fim de descrever o campo de experimentação criado. Neste sentido, cabe saber: Quais foram as ideias que animaram o planejamento daquelas oficinas? Como se deu a criação do seu currículo? O seu desenvolvimento partiu de um material prévio de formas? A análise dos 26 Roteiros respondidos pelos integrantes daqueles núcleos aponta determinadas particularidades nos campos problemáticos propostos. Sendo que, a totalidade dos núcleos utilizaram-se dos signos nos seus procedimentos de invenção. Em especial, destaca-se a potência dos artísticos na criação dos seus campos problemáticos bem como, na criação do currículo.

Keywords : Currículo; Trancriação; Signos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )