SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A drama in the curriculum - transcreation workshopsScenes of mathematics teaching practices in the narratives of future teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32311.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432311.

Realiza uma análise acerca do conceito de inovação presente nas pesquisas educacionais. Seleciona e examina um conjunto de vinte e três artigos científicos, indexados em duas bases de dados internacionais (SciELO e Web of Science), publicados no período de 1974 a 2017. Como resultado, percebe que a inovação é entendida sob quatro perspectivas: como algo positivo a priori, como sinônimo de mudança e reforma educacional, como modificação de propostas curriculares e como alteração de práticas educacionais costumeiras em um grupo social. Conclui que o conceito de inovação detém uma ampla rede de significados que estão vinculados às diferentes concepções epistemológicas e ideológicas acerca do processo educativo.

Keywords : Inovação; Educação; Inovação educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )