SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The concept of innovation in education: a necessary reviewThe Pomeranian child in early childhood education: can I speak my language here? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MARQUESIN, Denise Filomena Bagne  and  NACARATO, Adair Mendes. Cenas de práticas de ensino de matemática em narrativas de futuras professoras. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34090.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434090.

Este texto tem como objetivo discutir como um contexto de produção de narrativas autobiográficas possibilitou a emergência de cenas vividas por futuras professoras, alunas na disciplina de Fundamentos e Metodologia de Matemática de um curso de Pedagogia numa instituição privada no interior do estado de São Paulo, sobre os modos de ensinar e aprender matemática. A disciplina foi ministrada por uma das autoras. O texto apoia-se nos estudos autobiográficos, que consideram as produções de narrativas como práticas de autoformação. O material para análise consistiu de 84 narrativas produzidas ao longo de um semestre. Realizou-se uma análise interpretativa dessas produções, buscando a construção de cenas de escolarização. Para este texto são apresentadas duas delas: cenas sobre os modos de ensinar matemática e cenas sobre a visão de matemática e o seu papel na sociedade. Os indícios encontrados apontam para a manutenção de metodologias de ensino de matemática, já denunciadas na literatura, como: procedimentos tecnicistas e autoritarismo do professor. Tais resultados sinalizam o quanto as reformas curriculares não chegam às salas de aula da educação básica.

Keywords : Narrativas autobiográficas; Ensino de matemática; Formação dos professores dos anos iniciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )