SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Cenas de práticas de ensino de matemática em narrativas de futuras professorasGestão e controle social: em discussão o Conselho Municipal de Educação de Fortaleza/CE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILLER, Rosali Rauta  e  ARAUJO, Vânia Carvalho de. A criança pomerana na educação infantil: posso falar minha língua aqui?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34697.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434697.

Este artigo busca analisar o trato, o direito e o reconhecimento das crianças pomeranas que chegam às instituições de educação infantil monolíngues falando somente sua língua materna (pomerana) ou na condição de bilíngues, falando também a língua portuguesa. A partir de pesquisa bibliográfico-documental, foi possível perceber, no âmbito dos documentos normativos, que, no Brasil, são recentes a conquista de direitos que garantem uma educação infantil diferenciada, intercultural e bilíngue e as políticas públicas que priorizam, na escola, o uso da língua materna das crianças pomeranas. Concluiu-se que este modelo de educação que se busca construir deve, principalmente, incorporar a língua, mantenedora da memória e da identidade do povo pomerano, como um patrimônio a ser estudado e valorizado. Isso precisa ocorrer, sobretudo, mas não somente nas instituições de educação infantil situadas nas comunidades pomeranas, reafirmando o direito à diferença, o qual ainda constitui um grande desafio, que requer o engajamento de todos nós.

Palavras-chave : Infância; Criança pomerana; Bilinguismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )