SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Gestão e controle social: em discussão o Conselho Municipal de Educação de Fortaleza/CEDiretrizes para orientar a formulação e implementação de ações de Design na Extensão Universitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

OLIVEIRA, Heli Sabino de  y  MARIZ, Débora. Movimento Escola Sem Partido: uma leitura à luz de Paulo Freire. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32996.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432996.

Este trabalho visa analisar um dos fundamentos do Movimento Escola Sem Partido para contrapor o pensamento de Paulo Freire,a saber: o pressuposto da neutralidade do educador.Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo em que serão utilizados três eixos interpretativos: (1) a concepção de neutralidade a partir do paradigma científico e seus desdobramentos na educação, (2) a relação entre educação e política e (3) a concepção freireana de leitura do mundo. Pretende-se, assim, confrontar alguns pressupostos do referido Movimento, especialmente no que concerne à pretensa neutralidade do educador com a concepção freireana de educação. Enquanto o pensamento freireano nos faz estranhar as práticas sociais, o Movimento Escola Sem Partido busca naturalizar o mundo social, o que justifica, em parte, a sua aversão ao pensamento de Paulo Freire, que se baseia em um mundo plural, em disputa por recursos simbólicos e materiais.

Palabras clave : Paulo Freire; Escola Sem Partido;Neutralidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )