SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Unpolitical Schools Movement and the ideas of Paulo FreireThe writing-curriculum of the cultural perspective of Physical Education: why teachers does what do? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVEIRA, André Luis Marques da; ZAMBENEDETTI, Gabriela Würzius  and  RIBEIRO, Vinicius Gadis. Diretrizes para orientar a formulação e implementação de ações de Design na Extensão Universitária. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e23919.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423919.

Este artigo aborda a temática da extensão universitária na educação brasileira. Metodologicamente, baseia-se na revisão da bibliografia concernente a temática abordada. Apresenta o conceito de extensão universitária e reflete sobre o valor da ação extensionista no âmbito do design, a partir de uma perspectiva dialógica que busca a superação de problemas e o desenvolvimento social. Ao longo do texto, propõe-se um quadro de diretrizes para o auxílio nas práticas extensionistas no campo do design, a saber: Diretrizes gerais para a prática extensionista; Diretrizes para o ensino-aprendizagem na extensão, enquanto espaço formativo para aquisição de conhecimento; Diretrizes para o Design na extensão, envolvendo as abordagens de design mais alinhadas ao contexto da extensão e seus valores.

Keywords : Extensão; Design; Diretrizes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )