SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Movimento Escola Sem Partido: uma leitura à luz de Paulo FreireA escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVEIRA, André Luis Marques da; ZAMBENEDETTI, Gabriela Würzius  e  RIBEIRO, Vinicius Gadis. Diretrizes para orientar a formulação e implementação de ações de Design na Extensão Universitária. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e23919.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423919.

Este artigo aborda a temática da extensão universitária na educação brasileira. Metodologicamente, baseia-se na revisão da bibliografia concernente a temática abordada. Apresenta o conceito de extensão universitária e reflete sobre o valor da ação extensionista no âmbito do design, a partir de uma perspectiva dialógica que busca a superação de problemas e o desenvolvimento social. Ao longo do texto, propõe-se um quadro de diretrizes para o auxílio nas práticas extensionistas no campo do design, a saber: Diretrizes gerais para a prática extensionista; Diretrizes para o ensino-aprendizagem na extensão, enquanto espaço formativo para aquisição de conhecimento; Diretrizes para o Design na extensão, envolvendo as abordagens de design mais alinhadas ao contexto da extensão e seus valores.

Palavras-chave : Extensão; Design; Diretrizes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )