SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Guidelines to guide the formulation and implementation of Design actions in University ExtensionThe students vision of professional education in the high school about the student permanence polictics in the IFPA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BONETTO, Pedro Xavier Russo  and  NEIRA, Marcos Garcia. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e33532.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433532.

Na esteira do exemplo de Deleuze-professor, o presente artigo problematiza os elementos a partir dos quais 10 docentes constroem o currículo cultural da Educação Física, ou seja, os aspectos didático-metodológicos que mobilizam e as forças que os atravessam quando pensam as atividades de ensino. Como forma de produção de dados, recorreu-se ao Diário de Bordo Digital e ao Grupo de Discussão. Nas análises realizadas mediante o confronto com o referencial deleuze-guattariano, que a “escrita-currículo” é produzida no entrecruzar de infinitas linhas, algumas molares (as leis educacionais, as regras e normas do regimento escolar, o Projeto Político Pedagógico), outras moleculares (a cultura dos alunos, seus desejos, atitudes, falas, as disposições espaciais, temporais e os princípios pedagógicos) e, por fim, as linhas de fuga, que, sendo efêmeras, passam pela “escrita-currículo” como acontecimentos e agenciamentos inesperados, disruptivos e criadores. Atentos e desejando tais agenciamentos, os professores e professoras, sensíveis às linhas de força flexíveis, fazem da “escrita-currículo” um acontecimento sempre traduzido, singular, diferente, especial, raro e único.

Keywords : Educação física; Currículo; Deleuze.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )