SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Diretrizes para orientar a formulação e implementação de ações de Design na Extensão UniversitáriaA visão dos alunos da educação profissional de nível médio sobre as políticas de permanência estudantil no IFPA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BONETTO, Pedro Xavier Russo  e  NEIRA, Marcos Garcia. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e33532.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433532.

Na esteira do exemplo de Deleuze-professor, o presente artigo problematiza os elementos a partir dos quais 10 docentes constroem o currículo cultural da Educação Física, ou seja, os aspectos didático-metodológicos que mobilizam e as forças que os atravessam quando pensam as atividades de ensino. Como forma de produção de dados, recorreu-se ao Diário de Bordo Digital e ao Grupo de Discussão. Nas análises realizadas mediante o confronto com o referencial deleuze-guattariano, que a “escrita-currículo” é produzida no entrecruzar de infinitas linhas, algumas molares (as leis educacionais, as regras e normas do regimento escolar, o Projeto Político Pedagógico), outras moleculares (a cultura dos alunos, seus desejos, atitudes, falas, as disposições espaciais, temporais e os princípios pedagógicos) e, por fim, as linhas de fuga, que, sendo efêmeras, passam pela “escrita-currículo” como acontecimentos e agenciamentos inesperados, disruptivos e criadores. Atentos e desejando tais agenciamentos, os professores e professoras, sensíveis às linhas de força flexíveis, fazem da “escrita-currículo” um acontecimento sempre traduzido, singular, diferente, especial, raro e único.

Palavras-chave : Educação física; Currículo; Deleuze.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )