SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44La escritura-currículo de la perspectiva cultural de la Educación Física: ¿por qué los profesores hacen lo que hacen?Trabajo docente en clases multiserias: diferentes modos de entender la diferencia en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FERREIRA, Maria Cristina Afonso  y  SOUZA, Maria de Fátima Matos de. A visão dos alunos da educação profissional de nível médio sobre as políticas de permanência estudantil no IFPA. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34876.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434876.

O texto integra uma pesquisa de mestrado que busca analisar a implementação das políticas de permanência no interior de um dos campi do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), demarcadas no estudo como as ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil. A abordagem é qualitativa, desenvolvida a partir da estratégia do estudo de caso, e utiliza-se dos instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com seis alunos dos cursos de educação profissional de nível médio integrado e subsequente; situa-se as visões destes alunos sobre as políticas de permanência e, no que diz respeito às unidades de análise temática, sobre a escolha das ações e a permanência no curso. Os dados revelam que no campus do IFPA há a promoção do Fórum Interno Estudantil para a escolhas das ações integrando os alunos dos cursos de nível médio, mas que precisa aprimorar os mecanismos de participação em atenção às necessidades dos alunos. Identificou-se que os alunos atribuem à política de assistência estudantil estrita influência com a permanência no curso. Conclui-se que no campus as ações da política de permanência, em sua maioria, vinculam-se ao pagamento de auxílios financeiros pelas limitações orçamentárias.

Palabras clave : Políticas de permanência estudantil; Educação profissional de nível médio; Instituto federal de educação do Pará.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )