SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Educação escolar quilombola no estado do Amapá: das intenções ao retrato da realidadeConstrução das Políticas de Educação de Jovens e Adultos em Pernambuco: qual a racionalidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTOS, Adriana Regina de Jesus. O que as crianças dizem sobre a escola?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e29624.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429624.

Compreender o que seja a escola na formação do pensamento simbólico dos alunos é o nosso desafio. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo perceber a infância por meio do olhar da criança de modo a levar em conta a alteridade da mesma, legitimando-a como ser capaz de refletir ao narrar suas vivências e, por essa via, trazer informações importantes sobre as escolas da infância e sobre a criança-sujeito. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais de um colégio estadual localizado na cidade de Londrina, Paraná, tendo como objetivo compreender a percepção das crianças de 4 a 10 anos de idade a respeito da escola e de sua funcionalidade na formação e aprendizado humano. Em relação à metodologia de trabalho, este estudo se pautou na pesquisa bibliográfica e de campo, usando como parâmetro a abordagem qualitativa, que utilizou a narrativa como um instrumento de coleta de dados. Ao término da pesquisa, pôde-se constatar que a escola precisa ressignificar o seu tempo e espaço escolar, possibilitando ao aluno a capacidade de construir e transformar, de forma independente, a atividade da própria vida, ser seu verdadeiro sujeito social, tecendo um olhar urgente para a própria transformação do espaço do aprender que ainda se detém a uma organização que não permite a interação e o diálogo em favor do conhecimento e da formação humana.

Palabras clave : Escola; Infância; Diálogo; Formação humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )