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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas. Construção das Políticas de Educação de Jovens e Adultos em Pernambuco: qual a racionalidade?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31856.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431856.

Este texto objetiva analisar em que medida a participação cidadã, no campo da racionalidade dialógica, permeou a construção coletiva das políticas públicas de educação de jovens e adultos, no período 2012-2015 em Pernambuco. Adota referencial teórico que considera o cidadão no campo da racionalidade dialógica. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa e apresenta, como fonte de coleta de dados, entrevistas semiestruturada envolvendo profissionais da educação. A apreciação dos dados utiliza-se da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados indicam que as políticas públicas de educação de jovens e de adultos orientam-se por uma lógica gerencialista, o que enfraquece as possibilidades de diálogo e da participação (HABERMAS, 2012). A despeito do enfraquecimento da participação, os sujeitos deste campo, por vezes, usam a autonomia na tentativa de reverter a lógica dominante.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Participação Cidadã; Estado Gerencial.

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