SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Construction of Education Policies for Youths and Adults in Pernambuco: what is the rationality?The trip education, school and religion in the constitution of young and child subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ALVES, Renata dos Santos  and  THUM, Carmo. Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e25104.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644425104.

O presente escrito objetiva compreender quais os sentidos e significados atribuídos pela professora da instituição à presença dos Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga, e a partir disso empreender problematizações acerca dos pressupostos teóricos do movimento escolanovista, dos Testes ABC e da aplicabilidade de tal metodologia no contexto da Escola Ipiranga/RS. Para tanto, utilizaram-se como fontes de análise o livro “Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita”, documentos de escrituração escolar e dados relativos a narrativas da professora que atuava na instituição no período analisado. Os testes apontam uma concepção de educação como conjunto de técnicas necessárias para a adaptação às exigências da nação. A incoerência da presença dos Testes ABC na escola em estudo indica resistências a partir de práticas ressignificadas e evidencia a ausência da relação entre pressupostos teóricos e cotidianos da prática escolar, o que ocasionou o engavetamento de todos os testes.

Keywords : Historiografia escolar; Testes ABC; Cultura local.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )