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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ALVES, Renata dos Santos  e  THUM, Carmo. Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e25104.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644425104.

O presente escrito objetiva compreender quais os sentidos e significados atribuídos pela professora da instituição à presença dos Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga, e a partir disso empreender problematizações acerca dos pressupostos teóricos do movimento escolanovista, dos Testes ABC e da aplicabilidade de tal metodologia no contexto da Escola Ipiranga/RS. Para tanto, utilizaram-se como fontes de análise o livro “Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita”, documentos de escrituração escolar e dados relativos a narrativas da professora que atuava na instituição no período analisado. Os testes apontam uma concepção de educação como conjunto de técnicas necessárias para a adaptação às exigências da nação. A incoerência da presença dos Testes ABC na escola em estudo indica resistências a partir de práticas ressignificadas e evidencia a ausência da relação entre pressupostos teóricos e cotidianos da prática escolar, o que ocasionou o engavetamento de todos os testes.

Palavras-chave : Historiografia escolar; Testes ABC; Cultura local.

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