SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Testes ABC no contexto da Escola Ipiranga/RS: pressupostos teóricos e cotidiano escolarA brincadeira na educação infantil: problematizando as relações de gênero na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo. A tríade educação, escola e religião na constituição de sujeitos jovens e infantis. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e26249.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426249.

O estudo assume como escopo de análise a problematização sobre o papel da tríade educação, escola e religião na articulação do projeto moderno de constituição de novos sujeitos. Tal empreendimento ancora-se aos referenciais dos Estudos Culturais em Educação e suas possíveis aproximações às discussões foucaultianas sobre governamento. A partir do levantamento bibliográfico sobre a temática, infere que a crescente racionalização dos modos de governar tomando como instrumento a educação produz condições para separação das noções de infância e juventude, sobretudo a partir da paulatina separação de classes presentes na escola moderna. A busca de constituição dos sujeitos também passava pelo fórum religioso, o qual lançou mão de uma série de estratégias para este fim, e que excetuando especificidades, também estava articulado às concepções que se formavam junto ao Estado Moderno.

Palabras clave : Infância; Juventude; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )