SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The trip education, school and religion in the constitution of young and child subjects“Quasi-market” manifestations in external and large scale evaluations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ALCANTARA, Juliana Nascimento de; DIAS, Alfrancio Ferreira  and  GIVIGI, Rosana Carla de Nascimento. A brincadeira na educação infantil: problematizando as relações de gênero na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34607.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434607.

O propósito desse artigo é problematizar as relações de gênero na educação infantil. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de observações nas aulas com crianças entre 5 e 6 anos de idade no âmbito público e coletivo de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Aracaju, SE. A pesquisa ocorreu entre março e junho de 2018. As escolhas e formas como as crianças se colocaram nas brincadeiras apontaram para questões concernentes às práticas educativas na educação infantil, que vão estabelecendo as normativas da polaridade do sexismo no cotidiano escolar. Por fim, ressalta-se a urgência em problematizar as questões de gênero desde os primeiros anos de escolarização. Os significados engessados no inconsciente coletivo precisam ser desconstruídos e ressignificados.

Keywords : Relações de Gênero; Brincadeira; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )