SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44La tríada educación, escuela y religión en la constitución de sujetos jóvenes e infantilesManifestações do “quase-mercado” nas avaliações externas e em larga escala índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ALCANTARA, Juliana Nascimento de; DIAS, Alfrancio Ferreira  y  GIVIGI, Rosana Carla de Nascimento. A brincadeira na educação infantil: problematizando as relações de gênero na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34607.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434607.

O propósito desse artigo é problematizar as relações de gênero na educação infantil. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de observações nas aulas com crianças entre 5 e 6 anos de idade no âmbito público e coletivo de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Aracaju, SE. A pesquisa ocorreu entre março e junho de 2018. As escolhas e formas como as crianças se colocaram nas brincadeiras apontaram para questões concernentes às práticas educativas na educação infantil, que vão estabelecendo as normativas da polaridade do sexismo no cotidiano escolar. Por fim, ressalta-se a urgência em problematizar as questões de gênero desde os primeiros anos de escolarização. Os significados engessados no inconsciente coletivo precisam ser desconstruídos e ressignificados.

Palabras clave : Relações de Gênero; Brincadeira; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )