SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A tríade educação, escola e religião na constituição de sujeitos jovens e infantisManifestações do “quase-mercado” nas avaliações externas e em larga escala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ALCANTARA, Juliana Nascimento de; DIAS, Alfrancio Ferreira  e  GIVIGI, Rosana Carla de Nascimento. A brincadeira na educação infantil: problematizando as relações de gênero na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34607.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434607.

O propósito desse artigo é problematizar as relações de gênero na educação infantil. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de observações nas aulas com crianças entre 5 e 6 anos de idade no âmbito público e coletivo de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Aracaju, SE. A pesquisa ocorreu entre março e junho de 2018. As escolhas e formas como as crianças se colocaram nas brincadeiras apontaram para questões concernentes às práticas educativas na educação infantil, que vão estabelecendo as normativas da polaridade do sexismo no cotidiano escolar. Por fim, ressalta-se a urgência em problematizar as questões de gênero desde os primeiros anos de escolarização. Os significados engessados no inconsciente coletivo precisam ser desconstruídos e ressignificados.

Palavras-chave : Relações de Gênero; Brincadeira; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )