SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A brincadeira na educação infantil: problematizando as relações de gênero na escolaPerfil do professor mediador: proposta de identificação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PERBONI, Fabio; MILITAO, Andréia Nunes  y  GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini Di. Manifestações do “quase-mercado” nas avaliações externas e em larga escala. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34678.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434678.

O artigo em tela parte de pesquisa empírica sobre a implementação das avaliações externas e em larga escala nas redes de educação básica dos estados brasileiros, no período de 2003 a 2014. Objetiva analisar a presença das fundações e empresas privadas nos processos de formulação e implementação das avaliações externas e em larga escala. Ancorada em abordagem qualitativa, analisou-se documentos produzidos no âmbito dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que permitiram indiciar a existência de um mercado ou “quase-mercado” das avaliações. Configura-se, portanto, uma das características marcantes das políticas educacionais nas últimas décadas que combinam ao mesmo tempo, maior controle do Estado e a presença crescente da lógica de mercado e de agentes privados na organização dessas mesmas políticas. Depreende-se, assim, que empresas e fundações são responsáveis pela operacionalização das avaliações nos sistemas estaduais, constituindo um “mercado das avaliações”, seja no âmbito do controle dos processos que adquire uma lógica privada, seja no controle da expertise para implementação desses processos, que também estão fora do controle da gestão dos sistemas de ensino. Em um cenário de restrições orçamentárias, alerta-se que no contexto internacional processos de financeirização da educação estão mais presentes e podem desencadear implicações futuras para essas relações que aqui denominamos de “quase-mercado”.

Palabras clave : Avaliação externa e em larga escala; Quase-mercado; Mercado das avaliações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )