SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44“Quasi-market” manifestations in external and large scale evaluationsThe struggle for land and the childhood experience in an agrarian reform camp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

LIMA, Miriam Bastos Reis Maia  and  GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. Perfil do professor mediador: proposta de identificação. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34189.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434189.

Este trabalho originou-se do desenvolvimento de um Produto Acadêmico, necessário para a conclusão do mestrado profissional da autora principal, e objetivou a construção de uma ferramenta que auxilie na identificação do perfil do professor mediador. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa a partir de uma abordagem descritiva. A fundamentação teórica aborda a Pedagogia da Mediação, a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e o perfil do professor mediador. A pesquisa partiu dos estudos de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), do paradigma de Feuerstein, concernente ao perfil do professor mediador e da proposta didática cognitivo-construtivista, cujo foco foi identificar as competências didáticas que são demandadas do professor, enquanto mediador do processo ensino/aprendizagem. Com estes fundamentos, foi construído um instrumento de avaliação denominado ProfMed, o qual pode ser utilizado em qualquer nível ou modalidade de ensino. O instrumento consiste em um questionário semiestruturado dividido em três partes: a primeira refere-se às competências do professor mediador e o grau de concordância do respondente às sentenças apresentadas; a segunda consiste em duas perguntas abertas sobre a prática docente; e a terceira, dos dados gerais do respondente. Neste artigo trataremos apenas da primeira parte citada, que se limita a mensurar o nível de mediação didática do professor com base nas respostas dadas. Esta mensuração não tem a intenção de assumir um caráter de teste, onde alguém seria aprovado ou reprovado, mas um instrumento de reflexão da prática didática com indicativos de áreas a serem trabalhadas através da formação contínua.

Keywords : Mediação; Avaliação; Professor mediador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )