SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Perfil do professor mediador: proposta de identificaçãoPolíticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FREITAS, Fábio Accardo  y  FARIA, Ana Lúcia Goulart de. A luta pela terra e experiência de infância em um acampamento de reforma agrária. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35899.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435899.

O presente texto tem como objetivo compreender a maneira pela qual as crianças Sem Terrinha do acampamento Elizabeth Teixeira, em Limeira-SP, além de sujeitos testemunhas passam a ser protagonistas da luta pela terra. A pesquisa teve como espaço e tempo de observação as atividades educativas da Ciranda Infantil, entre 2010 e 2014. A terra foi ocupada em abril de 2007, foram despejados/as violentamente em novembro do mesmo ano e voltaram a reocupar a terra em dezembro. As crianças vivenciaram todo esse processo. Elas trazem esses elementos e memórias que se transformam em brincadeiras na Ciranda Infantil. Com o processo de reorganização interna da área, a Ciranda Infantil tornou-se um dos poucos espaços de vivência do coletivo infantil do acampamento. Lugar em que a maioria das crianças podiam se encontrar, brincar, discutir, aprender, produzir as culturas infantis participando da construção da realidade social. As questões deste artigo são provenientes do trabalho educativo e investigativo realizado por um dos autores com as crianças Sem Terrinha em um acampamento de reforma agrária. Os processos vivenciados pelas crianças são foco deste texto que, a partir das observações e relatos das atividades com as crianças proveniente do exercício etnográfico do/a pesquisador/a, coloca em evidência os seus pontos de vista, possibilitando falarem de si e de suas experiências de infância no acampamento, assim como das possibilidades de transformação da realidade em que vivem, da luta por direitos e de sua constituição como sujeitos e protagonistas da história e da luta pela terra.

Palabras clave : Infâncias; Culturas infantis; Movimentos sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )