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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de  e  JUNG, Hildegard Susana. Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e26787.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426787.

Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental sobre a Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é refletir sobre o documento em vigor no contexto das políticas educacionais, seguindo a metodologia histórico-crítica. Enquanto instrumento de regulação da educação com uma maquiagem de legislação, apresenta-se como caminho para a emancipação humana no sistema capitalista. Foram encontrados pontos de regulação na Base Comum a todos, pois a seleção de determinados conteúdos em detrimento de outros denuncia a visão de um grupo dominante acerca do que seja legítimo ensinar, num exercício de regulação a serviço de uma Pátria panóptica. Os fundamentos científicos, metodológicos, filosóficos e pedagógicos da proposta do Estado, ainda que questionem a tradicional integração das disciplinas e resgatem temas como a ética e a justiça, tornam a escola um cenário midiático, com apelo às estratégias televisivas de entretenimento, em que não especialistas falam sobre tudo.

Palavras-chave : Currículo mínimo nacional; Educação básica; Políticas públicas em educação.

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