SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Curricular policies and the common curricular national basis: emancipation or regulation?Ecoperceptions: social representations of nature in the children's universe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FEITOSA, Leni Barbosa  and  VIZOLLI, Idemar. Escolarização indígena Mẽbêngôkre Kayapó Gorotire. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35043.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435043.

O presente artigo resulta da pesquisa que trata da educação escolar indígena com objetivo de deslindar o processo de escolarização dos Mẽbêngôkre Gorotire, comunidade indígena localizada no município de Cumaru do Norte, sul do estado do Pará, à luz da História Oral Temática, com 14 participantes, sendo 9 Mẽbêngôkre e 5 não indígenas, e análise documental constituída no âmbito municipal e estadual. A escolarização dos Mẽbêngôkre Gorotire é recente, principiada em 1973, pela Missão Evangélica do Brasil e operacionalizada por vários agentes sociais, Fundação Nacional do Índio, Summer Institute of Linguistics, garimpeiros, madeireiros, Associação Floresta Protegida e os próprios Gorotire, sendo atualmente gerenciada técnica, administrativa e pedagogicamente pela Prefeitura Municipal de Cumaru do Norte-PA, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação do Pará. O processo escolar dessa comunidade indígena se apresenta em contextos educacionais contemporâneos, todavia com vivências que a alicerçaram por muitos anos numa perspectiva instrutiva integracionista e que a pouco tempo andarilha no vislumbre de concebê-la no âmago da autonomia e reafirmação de sua identidade, sobretudo por meio de ressignificações estabelecidas pelos próprios Gorotire.

Keywords : Mẽbêngôkre Gorotire; Processo de escolarização; Educação escolar indígena.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )