SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Escolarização indígena Mẽbêngôkre Kayapó GorotireEnsino de Ciências para todos: uma experiência com um estudante com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Daniela Santos  e  SANTOS, Juracy Marques dos. Ecopercepções: representações sociais da natureza no universo infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e33823.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433823.

Este artigo trabalha aspectos da natureza humana infantil. A criança apresenta as reminiscências da construção da personalidade do homem, tonicidades que vão evoluindo ao longo da vida e que podem ser pensadas em suas representações. Este estudo reúne resultados parciais da pesquisa de mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH-UNEB), e tem como objetivo investigar as representações da Natureza, a partir da percepção ambiental infantil no contexto escolar no munícipio de Juazeiro-BA, analisando e descrevendo a linguagem da criança, a partir do aporte teórico das Representações Sociais. Metodologicamente, realizamos observações participantes, anotações no diário de campo, oficinas de mapas mentais e entrevistas sobre os desenhos e sobre a concepção de Natureza na ótica infantil. Os resultados apresentaram uma visão Ecoperceptiva da Natureza, as crianças revelam elementos imersos em reflexões que versam sobre as ações antrópicas no meio ambiente, ressaltando a mística vinculada a essência da vida, num elo profundo de cuidado, afeto e respeito à Natureza.

Palavras-chave : Ecologia humana; Meio ambiente; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )