SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Ecopercepções: representações sociais da natureza no universo infantilLa Educación Estético-Ambiental en Brasil (Lectura a partir del legado de Pablo René Estévez) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTANA, Ronaldo Santos  y  SOFIATO, Cássia Geciauskas. Ensino de Ciências para todos: uma experiência com um estudante com deficiência intelectual. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34206.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434206.

Atualmente, os pesquisadores no âmbito da educação em ciências têm explorado campos de investigações que, durante muito tempo, foram negligenciados em função da ausência de pesquisas. Exemplos disso são os estudos, ainda escassos, envolvendo o ensino de ciências para estudantes com deficiência intelectual. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados da implementação de uma prática que envolve a utilização de diferentes estratégias pedagógicas, implementadas por um professor de ciências dos anos finais do ensino fundamental para ensinar um estudante com deficiência intelectual. O referencial teórico que embasou a elaboração das estratégias utilizadas foi o pluralismo metodológico no ensino de ciências e o ensino por investigação. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com base nos instrumentos de avaliação do professor de ciências e em documentos relativos ao estudante, arquivados na escola. Os dados foram tratados por meio da análise textual discursiva. A análise dos dados evidenciou que é possível e necessário o uso de diferentes estratégias para ensinar ciências a estudantes com deficiência intelectual, como a utilização de recursos didáticos lúdicos, multissensoriais, envolvendo diferentes linguagens e atividades investigativas. Foram destacados também alguns desafios, a saber: o pouco tempo remunerado disponível para o planejamento das atividades pedagógicas e a grande quantidade de alunos em sala de aula. As discussões apresentadas podem auxiliar professores e pesquisadores no âmbito do ensino de ciências a compreender como ensinar a todos.

Palabras clave : Educação em ciências; Educação especial; Estratégias pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )