SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Ensino de Ciências para todos: uma experiência com um estudante com deficiência intelectualImpactos financeiros de uma política de redução do número de alunos por turma: o caso Português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ALVAREZ, Lurima Estevez  e  SCHMIDT, Elisabeth Brandão. A Educação Estético-ambiental no Brasil (Leitura a partir do legado de Pablo René Estévez). Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e27516.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427516.

Este ensaio, que está centrado na Educação Estético-Ambiental (EEA), modalidade emergente da educação embasada em valores, objetiva investigar seu desenvolvimento no Brasil, a partir do legado de Pablo René Estévez, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, RS, Brasil. Portanto, desde uma perspectiva dialético-materialista, a orientação estética da Educação Ambiental (origem da EEA) é estudada, suas origens são definidas e a sustentabilidade estética da condição humana é analisada. As principais contribuições de Estévez para a educação brasileira são enfatizadas. Finalmente, o caráter incipiente, apesar de significativo, da EEA, em função da formação integral da personalidade concebida na unidade da mente emocional e da mente racional - um marco no processo de ensino-aprendizagem da escola contemporânea - é delineado.

Palavras-chave : Perspectiva estética da Educação Ambiental; Educação Estético-Ambiental no Brasil; Sustentabilidade estética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )