SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Financial impacts of a policy of class-size reduction: the Portuguese caseThe adoption of learning packages in Kindergarten: reflections on a didactic unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MARTINS, Edna; CARVALHO, Maria de Fátima  and  CANDIDO, Renata Marcilio. Residência pedagógica em educação infantil: uma experiência em formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35694.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435694.

O presente texto descreve uma experiência realizada em um Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil concebido e levado a efeito em uma universidade pública do Estado de São Paulo. Objetiva-se contextualizar detalhadamente como ocorre a imersão de residentes nas escolas-campo de Educação infantil, tomando como elementos de análise as inquietações, observações e reflexões registradas em cadernos de campo referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017. Tal análise incide sobre as questões de maior abrangência relatadas pelos estudantes no processo cotidiano de estágio e versam sobre as temáticas: organização do espaço; rotina; gestão escolar; relação escola-família; o contato com a escrita e a diversidade na escola. Conclui-se que tal experiência pode ser compreendida como forma de romper a dicotomia entre teoria/prática, apresentando-se como lugar de muitas vozes em diálogos correlatos à cultura escolar e à formação de professores com vistas a uma práxis educativa que possa ser calcada no respeito à escola pública de educação pela infância.

Keywords : Residência pedagógica; Formação de professores; Estágio supervisionado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )