SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Impactos financeiros de uma política de redução do número de alunos por turma: o caso PortuguêsA adoção de apostilas na Educação Infantil: reflexões sobre uma unidade didática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARTINS, Edna; CARVALHO, Maria de Fátima  y  CANDIDO, Renata Marcilio. Residência pedagógica em educação infantil: uma experiência em formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35694.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435694.

O presente texto descreve uma experiência realizada em um Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil concebido e levado a efeito em uma universidade pública do Estado de São Paulo. Objetiva-se contextualizar detalhadamente como ocorre a imersão de residentes nas escolas-campo de Educação infantil, tomando como elementos de análise as inquietações, observações e reflexões registradas em cadernos de campo referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017. Tal análise incide sobre as questões de maior abrangência relatadas pelos estudantes no processo cotidiano de estágio e versam sobre as temáticas: organização do espaço; rotina; gestão escolar; relação escola-família; o contato com a escrita e a diversidade na escola. Conclui-se que tal experiência pode ser compreendida como forma de romper a dicotomia entre teoria/prática, apresentando-se como lugar de muitas vozes em diálogos correlatos à cultura escolar e à formação de professores com vistas a uma práxis educativa que possa ser calcada no respeito à escola pública de educação pela infância.

Palabras clave : Residência pedagógica; Formação de professores; Estágio supervisionado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )