SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The adoption of learning packages in Kindergarten: reflections on a didactic unitCinema as an art and media device that enhances multireferential curricula in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ROCHA, Carlos Jose Trindade da  and  MALHEIRO, João Manoel da Silva. Metacognição e a experimentação investigativa: a construção de categorias interativa dialógicas. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34409.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434409.

Metacognição na experimentação investigativa é um processo que envolve conhecimentos procedimentais e atitudinais necessários para a formação crítica científica. A experimentação investigativa (EI) como abordagem didática, pode desenvolver nos alunos a alfabetização científica, potencializando a metacognição. Nessa perspectiva, objetivou-se apresentar proposições de instrumento de análise com potencial metacognitivo com foco nas interações discursivas originadas de atividades experimentais investigativas realizadas em um Clube de Ciências. A metodologia de abordagem qualitativa concebe a pesquisa participante, para o desenvolvimento de práticas epistêmicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo baseadas na metacognição. A tal efeito, o instrumento possibilita aplicação e análise de categorias e intervenção pedagógica em sequências de ensino investigativo (SEI), através da resolução de problemas reais. A definição de categorias contribui para compreender que o trabalho pedagógico deve acontecer de maneira interativa e colaborativa, a fim de analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos dialógicos que têm motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professores e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto do ensino de Ciências.

Keywords : Metacognição; Experimentação investigativa; Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )