SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A adoção de apostilas na Educação Infantil: reflexões sobre uma unidade didáticaO cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROCHA, Carlos Jose Trindade da  e  MALHEIRO, João Manoel da Silva. Metacognição e a experimentação investigativa: a construção de categorias interativa dialógicas. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34409.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434409.

Metacognição na experimentação investigativa é um processo que envolve conhecimentos procedimentais e atitudinais necessários para a formação crítica científica. A experimentação investigativa (EI) como abordagem didática, pode desenvolver nos alunos a alfabetização científica, potencializando a metacognição. Nessa perspectiva, objetivou-se apresentar proposições de instrumento de análise com potencial metacognitivo com foco nas interações discursivas originadas de atividades experimentais investigativas realizadas em um Clube de Ciências. A metodologia de abordagem qualitativa concebe a pesquisa participante, para o desenvolvimento de práticas epistêmicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo baseadas na metacognição. A tal efeito, o instrumento possibilita aplicação e análise de categorias e intervenção pedagógica em sequências de ensino investigativo (SEI), através da resolução de problemas reais. A definição de categorias contribui para compreender que o trabalho pedagógico deve acontecer de maneira interativa e colaborativa, a fim de analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos dialógicos que têm motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professores e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto do ensino de Ciências.

Palavras-chave : Metacognição; Experimentação investigativa; Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )