SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Metacognition and inquiry experimentation: the construction of dialogic interactive categoriesChildhood, passages for a learning flâneur author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos  and  SANTOS, Edméa Oliveira. O cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superior. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32935.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432935.

A cibercultura, cenário contemporâneo, mediado por tecnologias digitais em rede, vem impactando, significativamente, processos educativos e alterando dinâmicas sociocomunicacionais e culturais. No contexto da mídia-educação, como produtor de estranhamento de si e do mundo, o cinema estimula o surgimento de reflexões e formas de expressão diversas. Constitui, ainda, um potente dispositivo didático-pedagógico; sobretudo quando utilizado para além da perspectiva instrucional/informacional na composição dos currículos escolares voltados ao ensino superior. Alinhados à abordagem da pesquisa nos cotidianos escolares, na multirreferencialidade e nos princípios da pesquisa-formação na cibercultura, utilizamos o filme “Um Conto Chinês”, para criar atos de currículo na perspectiva de uma ecologia de saberes, uma pedagogia das emergências e uma artesania das práticas1. Desse modo, possibilitamos aos estudantes o desenvolvimento de novas visões de mundo, que contemplam, entre outras questões, a diversidade cultural e a alteridade, entrelaçando arte e educação, no contexto da pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, realizada no âmbito da disciplina Cotidianos e Currrículos, durante estágio de doutoramento.

Keywords : Cinema; Atos de currículo; Multiculturalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )