SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Metacognição e a experimentação investigativa: a construção de categorias interativa dialógicasInfância, passagens para um flâneur aprendiz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos  y  SANTOS, Edméa Oliveira. O cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superior. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32935.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432935.

A cibercultura, cenário contemporâneo, mediado por tecnologias digitais em rede, vem impactando, significativamente, processos educativos e alterando dinâmicas sociocomunicacionais e culturais. No contexto da mídia-educação, como produtor de estranhamento de si e do mundo, o cinema estimula o surgimento de reflexões e formas de expressão diversas. Constitui, ainda, um potente dispositivo didático-pedagógico; sobretudo quando utilizado para além da perspectiva instrucional/informacional na composição dos currículos escolares voltados ao ensino superior. Alinhados à abordagem da pesquisa nos cotidianos escolares, na multirreferencialidade e nos princípios da pesquisa-formação na cibercultura, utilizamos o filme “Um Conto Chinês”, para criar atos de currículo na perspectiva de uma ecologia de saberes, uma pedagogia das emergências e uma artesania das práticas1. Desse modo, possibilitamos aos estudantes o desenvolvimento de novas visões de mundo, que contemplam, entre outras questões, a diversidade cultural e a alteridade, entrelaçando arte e educação, no contexto da pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, realizada no âmbito da disciplina Cotidianos e Currrículos, durante estágio de doutoramento.

Palabras clave : Cinema; Atos de currículo; Multiculturalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )