SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Cinema as an art and media device that enhances multireferential curricula in higher educationHow do UFRN teachers approached the disability theme in research and extension ten years before quotas? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SANCHES, Eduardo Oliveira  and  SILVA, Divino José da. Infância, passagens para um flâneur aprendiz. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32833.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432833.

Este estudo de natureza teórica tem por objetivo analisar as imagens benjaminianas do flâneur e da infância, aproximando-as, para refletir sobre a ideia de um flâneur aprendiz como uma figura que conserva viva em sua percepção do mundo uma sensibilidade que recusa o discurso linear, o que o leva para o caminho indireto na relação com os objetos cognoscíveis. Desses desvios emerge a aura das coisas, da qual pode-se ter a experiência possível com o moderno; a sensibilidade da criança como equivalente à de um flâneur; e uma compreensão sobre a cultura da criança, sendo constituída, em parte, dos restos da história, à margem da cultura adulta, em outra, pelos desvios originado pela ação da criança em seu protagonismo. O protagonismo da criança e o modo desviante como ela se aproxima das coisas do mundo a dotam das mesmas habilidades do flâneur, segundo as possibilidades da criança, os que nos leva a ideia do flâneur aprendiz. Em termos de método, o limiar formado pela aproximação e jogo de imagens entre essas duas figuras têm o potencial de ampliar a compreensão e a importância tanto da imagem do flâneur como da noção de infância na obra de Walter Benjamin.

Keywords : Infância; Flâneur; Cultura da criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )