SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44O cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superiorComo docentes da UFRN abordaram o tema deficiência em pesquisa e extensão dez anos antes das cotas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SANCHES, Eduardo Oliveira  e  SILVA, Divino José da. Infância, passagens para um flâneur aprendiz. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32833.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432833.

Este estudo de natureza teórica tem por objetivo analisar as imagens benjaminianas do flâneur e da infância, aproximando-as, para refletir sobre a ideia de um flâneur aprendiz como uma figura que conserva viva em sua percepção do mundo uma sensibilidade que recusa o discurso linear, o que o leva para o caminho indireto na relação com os objetos cognoscíveis. Desses desvios emerge a aura das coisas, da qual pode-se ter a experiência possível com o moderno; a sensibilidade da criança como equivalente à de um flâneur; e uma compreensão sobre a cultura da criança, sendo constituída, em parte, dos restos da história, à margem da cultura adulta, em outra, pelos desvios originado pela ação da criança em seu protagonismo. O protagonismo da criança e o modo desviante como ela se aproxima das coisas do mundo a dotam das mesmas habilidades do flâneur, segundo as possibilidades da criança, os que nos leva a ideia do flâneur aprendiz. Em termos de método, o limiar formado pela aproximação e jogo de imagens entre essas duas figuras têm o potencial de ampliar a compreensão e a importância tanto da imagem do flâneur como da noção de infância na obra de Walter Benjamin.

Palavras-chave : Infância; Flâneur; Cultura da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )