SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44How do UFRN teachers approached the disability theme in research and extension ten years before quotas?Institutionalization of the Integrated School Management Model in the Public School System of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MARTINS, Maria de Fátima Duarte  and  ARAUJO, Tania Maria. Trabalho docente e saúde das professoras da educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e28563.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428563.

Neste artigo investigou-se a relação entre o processo de trabalho docente e a saúde das professoras de educação infantil de uma cidade de porte médio no Rio Grande do Sul. Um estudo com abordagem quali-quantitativa foi realizado, incluindo 196 docentes. Resultados da etapa qualitativa serão aqui apresentados. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas para investigar as práticas educacionais utilizadas pelas professoras em seu cotidiano de trabalho. Para analisar as entrevistas utilizou-se o modelo de Análise de Conteúdo de Bardin. A partir dos eixos que conduziram as entrevistas e da análise do material obtido, foram identificadas sete categorias: Ação de Gestão Vocacional, Discurso moralizante, Intensificação, Identidade, Generificação e Medicamentação. Os resultados evidenciaram que as docentes desenvolviam o seu trabalho em condições precárias, com baixos salários, exigências burocráticas, condições físicas desfavoráveis. Estes fatores podem estar associados ao uso de medicamentos e ao adoecimento. Como a educação infantil é uma modalidade de trabalho relativamente nova, estudos que deem visibilidade a esse grupo são necessários com o intuito de melhorar as condições laborais das docentes e evitar problemas em sua saúde.

Keywords : Trabalho docente; Saúde; Educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )