SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Como docentes da UFRN abordaram o tema deficiência em pesquisa e extensão dez anos antes das cotas?Institucionalização do Modelo da Gestão Integrada da Escola na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARTINS, Maria de Fátima Duarte  y  ARAUJO, Tania Maria. Trabalho docente e saúde das professoras da educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e28563.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428563.

Neste artigo investigou-se a relação entre o processo de trabalho docente e a saúde das professoras de educação infantil de uma cidade de porte médio no Rio Grande do Sul. Um estudo com abordagem quali-quantitativa foi realizado, incluindo 196 docentes. Resultados da etapa qualitativa serão aqui apresentados. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas para investigar as práticas educacionais utilizadas pelas professoras em seu cotidiano de trabalho. Para analisar as entrevistas utilizou-se o modelo de Análise de Conteúdo de Bardin. A partir dos eixos que conduziram as entrevistas e da análise do material obtido, foram identificadas sete categorias: Ação de Gestão Vocacional, Discurso moralizante, Intensificação, Identidade, Generificação e Medicamentação. Os resultados evidenciaram que as docentes desenvolviam o seu trabalho em condições precárias, com baixos salários, exigências burocráticas, condições físicas desfavoráveis. Estes fatores podem estar associados ao uso de medicamentos e ao adoecimento. Como a educação infantil é uma modalidade de trabalho relativamente nova, estudos que deem visibilidade a esse grupo são necessários com o intuito de melhorar as condições laborais das docentes e evitar problemas em sua saúde.

Palabras clave : Trabalho docente; Saúde; Educação infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )