SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Institutionalization of the Integrated School Management Model in the Public School System of Rio de JaneiroThe "Common National Curricular Base" and law nº 13.415 / 2017: education of young brazilians back to "years of lead" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVA, Clara. Ensinar e aprender a língua de acordo com o contexto migratório. O caso da Itália. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e37151.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437151.

A Itália é um país tradicionalmente marcado por fenômenos de bilinguismo e plurilinguismo. A atenção sobre eles vem crescendo nos últimos trinta anos, uma vez que o aumento da presença de filhos e filhas de imigrantes na escola tem revelado suas necessidades específicas, incluindo aquelas relacionadas ao aprendizado da língua italiana. O presente artigo reconstrói, grosso modo, os resultados dos estudos lingüísticos, focalizando as coordenadas gerais dentro das quais o tema do ensino e aprendizagem do italiano como segunda língua é colocado. O artigo enfoca algumas questões cruciais em torno das quais a pragmática intercultural se desenvolve, incluindo a interlíngua, a transferência, a distância entre a primeira e a segunda língua e os fatores psicossociais que interferem no aprendizado da segunda língua. O objetivo é mostrar como a questão da aprendizagem da língua do país de imigração está ligada não apenas a fatores estritamente lingüísticos, mas também biográficos.

Keywords : Segunda Língua; didática; filhos e filhas de imigrantes.

        · abstract in English | Italian     · text in Italian     · Italian ( pdf )