SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Institucionalização do Modelo da Gestão Integrada da Escola na Rede Estadual de Ensino do Rio de JaneiroA “Base Nacional Comum Curricular” e a lei nº 13.415/2017: educação dos jovens brasileiros de volta aos “anos de chumbo” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Clara. Ensinar e aprender a língua de acordo com o contexto migratório. O caso da Itália. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e37151.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437151.

A Itália é um país tradicionalmente marcado por fenômenos de bilinguismo e plurilinguismo. A atenção sobre eles vem crescendo nos últimos trinta anos, uma vez que o aumento da presença de filhos e filhas de imigrantes na escola tem revelado suas necessidades específicas, incluindo aquelas relacionadas ao aprendizado da língua italiana. O presente artigo reconstrói, grosso modo, os resultados dos estudos lingüísticos, focalizando as coordenadas gerais dentro das quais o tema do ensino e aprendizagem do italiano como segunda língua é colocado. O artigo enfoca algumas questões cruciais em torno das quais a pragmática intercultural se desenvolve, incluindo a interlíngua, a transferência, a distância entre a primeira e a segunda língua e os fatores psicossociais que interferem no aprendizado da segunda língua. O objetivo é mostrar como a questão da aprendizagem da língua do país de imigração está ligada não apenas a fatores estritamente lingüísticos, mas também biográficos.

Palabras clave : Segunda Língua; didática; filhos e filhas de imigrantes.

        · resumen en Italiano | Inglés     · texto en Italiano     · Italiano ( pdf )