SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Institucionalização do Modelo da Gestão Integrada da Escola na Rede Estadual de Ensino do Rio de JaneiroA “Base Nacional Comum Curricular” e a lei nº 13.415/2017: educação dos jovens brasileiros de volta aos “anos de chumbo” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Clara. Ensinar e aprender a língua de acordo com o contexto migratório. O caso da Itália. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e37151.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437151.

A Itália é um país tradicionalmente marcado por fenômenos de bilinguismo e plurilinguismo. A atenção sobre eles vem crescendo nos últimos trinta anos, uma vez que o aumento da presença de filhos e filhas de imigrantes na escola tem revelado suas necessidades específicas, incluindo aquelas relacionadas ao aprendizado da língua italiana. O presente artigo reconstrói, grosso modo, os resultados dos estudos lingüísticos, focalizando as coordenadas gerais dentro das quais o tema do ensino e aprendizagem do italiano como segunda língua é colocado. O artigo enfoca algumas questões cruciais em torno das quais a pragmática intercultural se desenvolve, incluindo a interlíngua, a transferência, a distância entre a primeira e a segunda língua e os fatores psicossociais que interferem no aprendizado da segunda língua. O objetivo é mostrar como a questão da aprendizagem da língua do país de imigração está ligada não apenas a fatores estritamente lingüísticos, mas também biográficos.

Palavras-chave : Segunda Língua; didática; filhos e filhas de imigrantes.

        · resumo em Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )