SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The "Common National Curricular Base" and law nº 13.415 / 2017: education of young brazilians back to "years of lead"The debate about the locus and the level of formation of teachers for the basic education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

GARCIA, Débora Rogéria Neres De Souza  and  MACIEL, Carina Elisabeth. Concepções de Estado e a Materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31459.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431459.

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções e o papel do Estado na atualidade, visando compreender como se dá a formulação das políticas sociais e suas implicações no campo educacional. Este é um estudo bibliográfico e documental que utiliza a explanação sobre a elaboração e implantação do Pnaes, para exemplificar a relação entre Estado e políticas sociais. Os resultados indicam que o Pnaes é uma política social executada nas instituições de educação federal que busca diminuir as dificuldades enfrentadas para garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Concluímos que o Estado e o governo compatibilizaram interesses para a materialização de programas e ações destinadas a minimizar as fraturas sociais, por meio de políticas que favoreceram a democratização do acesso à educação superior, inclusive, preconizando a permanência de estudantes nesse nível de educação, tendo o Pnaes como um de seus programas.

Keywords : Estado; Política Social; Assistência Estudantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )