SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44States Conceptions and the Materialization of the National Program of Student Assistance - PNAESPedagogical mediation in the disabled college students relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ARAUJO, José Júlio César do Nascimento  and  NICACIO, Marcondes de Lima. O debate sobre o lócus e nível da formação de professores para a educação básica no Brasil. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35164.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435164.

O artigo tem como objetivo discutir a categoria lócus de formação docente no Brasil e a política atual dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como novo lócus de formação de professores. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica e análise documental sobre o tema. A primeira parte do texto traz um panorama histórico da formação de professores e a segunda parte analisa as categorias lócus e nível de formação em evidência nas políticas a partir dos anos de 1990. Atreladas a complexa reorganização produtiva do país e oriundas das propostas dos organismos internacionais. Nessa perspectiva, erige-se o modelo neoliberal de formação de professores que tem se propalado até a atualidade. Nas considerações finais, são levantadas questões no sentido de problematizar a formação docente ao indicar efeitos como: a instabilidade da profissão, aceitação de múltiplos espaços de formação, a não garantia de uma formação socialmente referenciada e a dificuldade de cumprimento das metas do PNE (2014-2024).

Keywords : Lócus; Nível; Formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )