SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Concepções de Estado e a Materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAESMediação pedagógica na relação com universitários com deficiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ARAUJO, José Júlio César do Nascimento  y  NICACIO, Marcondes de Lima. O debate sobre o lócus e nível da formação de professores para a educação básica no Brasil. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35164.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435164.

O artigo tem como objetivo discutir a categoria lócus de formação docente no Brasil e a política atual dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como novo lócus de formação de professores. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica e análise documental sobre o tema. A primeira parte do texto traz um panorama histórico da formação de professores e a segunda parte analisa as categorias lócus e nível de formação em evidência nas políticas a partir dos anos de 1990. Atreladas a complexa reorganização produtiva do país e oriundas das propostas dos organismos internacionais. Nessa perspectiva, erige-se o modelo neoliberal de formação de professores que tem se propalado até a atualidade. Nas considerações finais, são levantadas questões no sentido de problematizar a formação docente ao indicar efeitos como: a instabilidade da profissão, aceitação de múltiplos espaços de formação, a não garantia de uma formação socialmente referenciada e a dificuldade de cumprimento das metas do PNE (2014-2024).

Palabras clave : Lócus; Nível; Formação docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )