SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Pedagogical mediation in the disabled college students relationshipEducation for work: the Artisan Apprentice School of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SCHNEIDER, Tatiani Maria  and  MUENCHEN, Cristiane. A abordagem temática e a educação do campo. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e29026.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429026.

No presente trabalho tem-se como objetivo investigar, nas produções da área do Ensino de Física e de Ciências, a articulação entre os pressupostos da Abordagem Temática (AT) e o contexto da Educação do Campo. Analisou-se, a partir da Análise Textual Discursiva, setenta e seis trabalhos oriundos de eventos e periódicos da área do Ensino de Física e cinco trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Desta apreciação emergiu a categoria “Articulação entre a perspectiva da Abordagem Temática e a Educação do Campo”. A pesquisa realizada aponta que, os trabalhos sobre a Abordagem Temática da área do Ensino de Física não estabelecem relações com a Educação do Campo. Além disso, no Ensino de Ciências, também há uma carência de estudos neste viés. Sinaliza-se, assim, a necessidade de ampliar as pesquisas sobre a articulação entre a perspectiva da AT e a Educação do Campo, tendo em vista que esta pode contribuir na construção dos currículos das escolas do campo.

Keywords : Abordagem temática; Educação do campo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )