SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Mediação pedagógica na relação com universitários com deficiênciaEducação para o trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SCHNEIDER, Tatiani Maria  e  MUENCHEN, Cristiane. A abordagem temática e a educação do campo. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e29026.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429026.

No presente trabalho tem-se como objetivo investigar, nas produções da área do Ensino de Física e de Ciências, a articulação entre os pressupostos da Abordagem Temática (AT) e o contexto da Educação do Campo. Analisou-se, a partir da Análise Textual Discursiva, setenta e seis trabalhos oriundos de eventos e periódicos da área do Ensino de Física e cinco trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Desta apreciação emergiu a categoria “Articulação entre a perspectiva da Abordagem Temática e a Educação do Campo”. A pesquisa realizada aponta que, os trabalhos sobre a Abordagem Temática da área do Ensino de Física não estabelecem relações com a Educação do Campo. Além disso, no Ensino de Ciências, também há uma carência de estudos neste viés. Sinaliza-se, assim, a necessidade de ampliar as pesquisas sobre a articulação entre a perspectiva da AT e a Educação do Campo, tendo em vista que esta pode contribuir na construção dos currículos das escolas do campo.

Palavras-chave : Abordagem temática; Educação do campo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )