SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A abordagem temática e a educação do campoA educação de adultos na sociedade contemporânea: perfil de competências do educador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CANDIDO, Francineuma Guedes; JUCA, Sandro César Silveira; SILVA, Solonildo Almeida da  y  ALVES, Francisco Régis Vieira. Educação para o trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34813.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434813.

A primeira ação a impulsionar o ensino profissional no país foi a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em 1909, por meio do Decreto 7566, de 23 de setembro. Pretende-se nesse artigo investigar historicamente a Escola de Aprendizes Artífices do estado do Ceará, no período compreendido ente 1910 e 1936, analisando-se as informações documentais sobre sua criação e desenvolvimento, no contexto da implantação dessa rede de escolas profissionais no Brasil. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida mediante levantamento bibliográfico e análise da legislação que regulamentou as escolas durante esse período. Os resultados mostraram que essas escolas constituíram o primeiro sistema de educação profissional de abrangência nacional, por estarem pautadas num projeto educacional comum, sendo regidas pelo mesmo poder administrativo, com um currículo e metodologia de ensino diferenciados e que a EAA do Ceará, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu alcançar resultados exitosos. No estudo, aferiu-se que a EAA do Ceará representou um marco exitoso para o ensino de ofícios no Estado, em que pese as dificuldades estruturais que historicamente enfrentou, traduzindo-se numa proposta inovadora de ensino profissional.

Palabras clave : profissional; Escola de Aprendizes Artífices; Escolas profissionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )